Ensino Fundamental

O ensino fundamental é uma das etapas da educação básica no Brasil e é fundamental na vida das crianças. Por isso para o Colégio Bilac o futuro do seu filho é um assunto muito sério!

Ensino Fundamental I:

1° ao 5° ano – O objetivo maior do Ensino Fundamental I é fazer que haja valorização dos sentimentos da criança, apresentando o novo sempre com base no conhecimento adquirido. Com os conteúdos adequados ao ensino Fundamental de 9 anos, o material didático já insere valores para que o aluno se habitue ao método científico.

Ensino Fundamental II:

6° ao 9° ano: o material didático leva em consideração o fato de que o aluno desta fase descobre novas habilidades e define muitos de seus interesses formando algumas das principais características que o fazem evoluir para um indivíduo singular. O material didático fornece, então, uma educação forte e bem estruturada, a base necessária para todo o processo de aprendizagem que a era da globalização exige.

EDUCAÇÃO PARA O ESTUDO

A educação para o estudo acontece tanto na escola como em casa.

A saúde física e emocional que predispõe a criança e o jovem ao estudo depende de alguns cuidados na educação: lazer bem orientado, prática esportiva regular, alimentação correta, número adequado de horas de sono e, principalmente, ambiente familiar solidário e responsável.

Quando os pais se aliam à escola na tarefa de educar para o estudo, o sucesso escolar dos filhos é mera consequência dessa aliança.

Na escola

Como utilizamos o material MAXI nas aulas, os professores desenvolvem a parte teórica com a participação dos alunos. Estes resolvem os exercícios e atividades de aplicação da teoria em classe, com a orientação do professor, além das tarefas de casa.

Há momentos para a realização de projetos de trabalho e atividades extras.

É importante que os estudantes aprendam:

• a concentrar-se nas aulas e participar ativamente do trabalho. Há momentos em que o silêncio é necessário e em outros, a participação organizada;
  • silêncio sem concentração e atenção não significa disciplina. É preciso, mais que estar “de corpo presente”. É preciso estar “ligado” na aula;
  • a enfrentar os exercícios de aula e vê-los como indicadores do que foi ou não aprendido;
  •  a registrar no caderno outras atividades desenvolvidas a critério dos professores;
  • a recorrer à escola para resolver dúvidas sobre as matérias.

Em casa

Em casa, os estudantes dão continuidade ao trabalho realizado na escola: ampliam e aprofundam seus conhecimentos por meio de leitura da teoria de aula, pesquisas em fontes indicadas e realização das tarefas propostas diariamente no caderno MAXI. Para que o estudo seja uma atividade prazerosa, e não um castigo, os estudantes precisam de um espaço adequado, com seus instrumentos de trabalho. A iluminação adequada, o ambiente propício ao estudo, a postura física correta asseguram o conforto e a concentração necessários à atividade intelectual.

No final de cada aula do caderno MAXI estão propostas as tarefas de casa das várias disciplinas. São exercícios, atividades de pesquisa ou coleta de dados que remetem ao trabalho desenvolvido em classe. Como estudar em casa?

1 – Ler cuidadosamente os enunciados da tarefa de casa

2 – Resolver os exercícios e atividades da tarefa

3 – Quando necessário:

–  reler a teoria e rever os exercícios do módulo MAXI.

–  registrar  no caderno as dúvidas e os comentários a serem apresentados na aula seguinte, para esclarecimentos junto ao professor.

Estudante:

Procure sempre desenvolver seu potencial e suas capacidades ao máximo. Vá além do trivial. Mergulhe no conhecimento e aprenda a curtir seu sabor.

Pais:

Conversem sobre estas orientações com seu(sua) filho(a) na linguagem apropriada para sua idade. Sejam nossos primeiros parceiros na construção do ser humano que é seu(sua) filho(a).

Aulas diferenciais

Como nos diferenciamos

Conteúdo da sanfona

HORÁRIOS

Matutino – de segunda a sexta, das 7:20h às 11:50h, 5 aulas por dia, com 1 intervalo das 9:50h às 10:10h.