Nossa Proposta Pedagógica está embasada na Pedagogia Afetiva. Conheça um pouco mais sobre nossa Proposta!

A Pedagogia Afetiva propõe a uma Educação voltada para o ser humano em suas caracteríscas de ser dotado de corpo, razão, e emoção. Não se deve enfatizar apenas o desenvolvimento do corpo, espírito e do intelecto. A falta de emoção ou a  dificuldade de entender as próprias emoções prejudicam o desenvolvimento da afetividade. Segundo Henri Wallon (1879 - 1962), médico, filósofo e psicólogo, " a afetividade e a inteligência constituem um par inseparável na evolução psíquica". Não devemos, portanto, centrar nossos esforços apenas no desenvolvimento intelectual de nossos jovens, mas sim também no desenvolvimento afetivo, no enriquecimento dos relacionamentos.

A Proposta Pedagógica do Colégio Bilac prevê um compromisso com a aprendizagem do aluno e com uma educação de qualidade para todos.

O Colégio Bilac busca o resgate dos valores e das vivências que levem as pessoas, que compõem a comunidade educativa, a um compromisso consigo e com a comunidade escolar. O Colégio Bilac contextualiza sua ação educativa, através de uma aprendizagem significativa, possibilitando ao educando contínua reflexão, análise e discernimento da realidade, levando-o a sintonizar-se consigo mesmo, com o outro e com a sociedade globalizada.Essa postura pedagógica permite um ambiente que possibilita ao aluno, que se organize, reestruturando experiências, fazendo descobertas, dando novo significado a sua existência.

A Educação Infantil (4 a 6 anos) no Colégio Bilac considera a criança uma pessoa com direito a brincar, interagir, comunicar e aprender! Por isso, oferecemos uma área de lazer para desenvolvimento da "magia do brincar", amplo e variado parque com brinquedos modernos, oficinas de recreação, salas de aula ampla e piso frio,  biblioteca de classe. Nossa proposta favorece a formação integral da criança, proporcionando o conhecimento de si, do outro e do ambiente que a cerca.

O Ensino Fundamental I - 1º ao   5º ano,  promove, através do experimentar e do descobrir as áreas de conhecimento, desenvolvendo a capacidade de aprender a aprender,aprender a fazer, aprender a ser, aprender a conviver. A orientação pedagógica integrada dá condições a um trabalho escolar em que a transição entre os anos se faz com absoluta harmonia,

» dos princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum;

» dos princípios dos Direitos e Deveres do Cidadão, do exercício do espírito crítico e do respeito à ordem democrática;

» dos princípios básicos da sensibilidade, da criatividade e da diversidade de manifestações artística e culturais.

O Colégio Bilac forma o aprendiz permanente

Colocamos o ensino da curiosidade e o desejo de aprender como algo fundamental e, a partir disso, damos uma base sólida para que nosso aluno se torne flexível, crítico e curioso diante do conhecimento.

No Ensino Fundamental II - 6º ao 9º ano, as diversas experiências de vida dos alunos, professores e demais participantes do ambiente escolar, expressas através de diferentes formas de diálogo, contribuem para a vivência:

» dos princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum;

» dos princípios dos Direitos e Deveres do Cidadão, do exercício do espírito crítico e do respeito à ordem democrática;

» dos princípios básicos da sensibilidade, da criatividade e da diversidade de manifestações artística e culturais.

O recurso humano é a mais preciosa estratégia